W Scalabis Night Race

Esta é daquelas provas que me vejo a repetir todos os anos! É divertida, bem organizada e tem o seu quê de desafio (pelo menos para mim). Para começar, o lema: correr, comer e beber! Não podia estar mais de acordo! Para mim são tudo sinónimos de boa disposição e é com esse espírito que somos recebidos. Na praça da partida e da meta há de tudo: fardos de palha, campinos a cavalo, banquinhas de bifanas, cerveja e pampilhos (que são de borla para quem se inscreve), speakers animados e frases divertidas que nos lembram que a corrida (como aliás quase tudo) só tem piada se for para desfrutar! O treino de aquecimento, que normalmente não me entusiasma, segue o tom de tudo o resto: organizado e animado e normalmente com o apoio do Instituto Politécnico de Santarém.

IMG_6561

Depois há a prova e o percurso. O ano passado não dei tanto por elas, mas este ano as subidas foram bastante evidentes (note to self: não voltar a fazer uma prova vinda de um almoço de baptizado… os secretos de porco preto correram comigo todos os metros dos 10 km), ainda assim, não é nada que não se faça. Além do mais, não há quilómetro que não tenha animação. Entre bandas, ranchos e tunas há sempre alguma coisa que nos tira do esforço. Acho que um dos momentos mais desconcertantes é o abastecimento de vinho tinto que acontece ao quarto quilómetro. Aquilo é para bravos. Sinto sempre que se levasse um copo à boca ficava ali esticadinha. De resto, não há ponto de interesse da cidade que fique por ver: a praça de touros, a zona histórica das igrejas, as portas do sol e a passagem pelo quartel que é, no mínimo, emocionante.

IMG_6550

Como é uma das provas mais procuradas, a partida, para quem vai no meio do pelotão, tem sempre aquele pára-arranca que dá cabo dos nervos de quem tenta melhorar tempos. Se forem como a minha irmã e tiverem estaleca e paciência, dá para furar pelo meio do pessoal, mesmo nas ruas mais estreitas do centro histórico, se forem como eu, deixam-se estar na vossa vidinha e quando há uma aberta tentam aproveitar.

No final a sensação é a de que nos divertimos e queremos repetir!

IMG_4934