Correr o Mundo #1: Oslo

No início de Abril estive uns dias em Oslo e fiz a mala já sabendo que ia querer fazer umas corridinhas. Numa tarde que tive livre e já tendo mais ou menos uma ideia de como era a cidade, calcei as sapatilhas, vesti quatro camadas de camisolas e fiz-me ao caminho. Como ia com pouco tempo, juntei o útil ao agradável e vi parte da cidade, de corrida. Literalmente. Comecei a meio da Karl Johans, a artéria central de Oslo, onde ficava o hotel, e apesar de ter apontado para os 8 km só fiz 5 km porque correr com frio (frio à séria) é coisa para gastar mais energia do que eu antecipei. Mas vamos ao que interessa.

runaround_oslo 2

Subi a Karl Johans em direcção ao Palácio que fica no meio de um parque que tem alguns percursos curtinhos, com subidas e descidas que se podem fazer. Nas “traseiras” do parque fica uma zona residencial que contorna o jardim do palácio e que desce até ao Sentrum. Nessa zona há muito que ver: a Câmara Municipal, um edifício gigantesco, de linhas direitas, com um ar industrial que contrasta grandemente com o Nobel Peace Center. Ambos estão na zona do porto, ou seja, bem junto à água, de onde dá para ver as ilhas que ficam próximas da cidade.

runaround_oslo 3

A partir daí há um passeio, plano, sempre junto ao mar que para Oeste dá acesso a uma zona mais moderna, com jardins de esculturas, restaurantes, os museus de arte moderna e as praias. Durante esses quase 2 quilómetros a vontade é fotografar tudo o que se vê!

runaround-oslo-4

Voltando para trás, o cenário muda radicalmente. Para este o passeio é ladeado pela fortaleza e castelo (se quiserem uma espécie de trail é entrar pelo jardim da fortaleza e fazer o sobe e desce deste espaço medieval), seguindo pela zona do museu militar (foi mais ou menos por aqui que eu fiquei) até chegar ao edifício da Ópera e Ballet (o edifício branco que fica do lado direito).

runaround_oslo 5

runaround_oslo 6

Uma vez aqui, estão pertinho do início da Karl Johans e mais um quilómetro e voltam ao ponto de partida e pelo caminho ainda dá para ver a Catedral de Oslo e o edifício do Parlamento. Para quem quiser uma coisa mais guiada há serviços de running tours. Fica a sugestão!

runaround_oslo 7