2ª Corrida da Nazaré

Há corridas emblemáticas que um dia sonhamos fazer. As maratonas de Boston, Nova Iorque ou Londres, por exemplo, devem fazer parte das bucket-lists da maioria dos corredores, a partir do momento em que o bichinho da corrida morde a sério.

Depois há as corridas “do coração”, aquelas que têm um valor especial por serem as primeiras, por passarem na nossa cidade, ou porque nos lembram um dia muito bem passado ou um recorde pessoal conseguido com mais suor e trabalho.

A Corrida da Nazaré tem, para nós, esse valor especial de se realizar numa das praias mais bonitas de Portugal que é também a nossa terra de coração, e de ser muito bem organizada por uma equipa – o Clube de Atletismo da Nazaré – que vive a corrida com uma intensidade e alegria contagiantes.

O ano passado, na estreia desta corrida, tivemos a sorte de ter a marginal por nossa conta num fim de dia de Verão fantástico. Tal como na Meia Maratona da Nazaré, também nesta prova os 10 Km ofereceram alguns desafios. As subidas estavam lá, já sabíamos que tínhamos que passar por elas, mas a organização conseguiu garantir os abastecimentos com a frequência certa e, muito importante também, um cordão de voluntários que não só orientavam os atletas pelo percurso, mas também davam o incentivo que faltava quando as pernas começavam a fraquejar. A chegada à Praia fez-se em ambiente de festa: uma terra em peso a bater palmas e alegre.

A edição deste ano, que acontece já no dia 18 de Junho, promete ser ainda melhor! A organização está empenhada em garantir que nenhum pormenor é esquecido, e em alternativa à prova principal de 10 Km, há a possibilidade de fazer uma caminhada de 5 Km. O percurso foi ligeiramente alterado para tornar a provar mais rápida (boas notícias para os pés-de-chumbo, como nós). Os organizadores só não garantem mesmo o aparecimento da famosa “onda”…

Este ano há ainda a novidade dos treinos de preparação. Aliás, fica aqui a sugestão já para o dia 26 de Maio: porque não aproveitar o fim-de-semana alargado e dar um pulo à Nazaré para participar no treino/convívio (gratuito e muito animado) e desfrutar do sol e da praia, da vista do Sítio, de um peixinho grelhado, e muita animação nocturna?!

Juntem-se a nós nos 10 Km mais rápidos do Oeste e apressem-se, porque as inscrições são limitadas.

CORRIDA DA NAZARE 2016 – VITOR from Ricardo Leandro on Vimeo.